os nossos cavalos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cursos de equitaçao

4 participantes

Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Ter Jan 27, 2009 12:26 am

ola .....
gostaria de saber se ah alguma escola de equitaçao que tenha cursos de ferrador tratador desbastador e.t.c e qe esses cursos dessem equivalencia ao 12º ano...
como acabo este ano o 9º e adoro cavalos!!
se algem me pode.se imformar agradecia.....
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Catarina Rocha Ter Jan 27, 2009 2:51 pm

Antes de mais bem vindo Delgado!! Wink

Deixo-te aqui os sites das escolas profissionais com o curso de técnico de gestão equina com equivalência ao 12º ano.

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão ( EPDRAC)

www.ep-alterdochao.pt

Escola Profisional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA)

http://www.epdra.rcts.pt/
Catarina Rocha
Catarina Rocha
Membro Total
Membro Total

Número de Mensagens : 75
Idade : 37
Data de inscrição : 13/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Qua Jan 28, 2009 2:52 am

obrigado catarina
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Catarina Rocha Ter Fev 17, 2009 8:22 pm

De nada Delgado, se precisares de mais informações sobre os cursos e so perguntares! Wink

Existem os mesmos cursos ( sem equivalência ao 12º), que se tornam mais viaveis em termos financeiros.. Mas a experiencia e diferente no curso feito nas escolas, mas em termos de ensino de 12º e muito fraco, e não aconcelho se quiseres seguir um curso superior.
Catarina Rocha
Catarina Rocha
Membro Total
Membro Total

Número de Mensagens : 75
Idade : 37
Data de inscrição : 13/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Sex Fev 20, 2009 12:49 pm

obrigado mais uma vez!!! sabes.me dizer se este curso que me referiste tem saidas profissionais!? e ja agora o ke se aprende la?

cumprimentos
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Catarina Rocha Sex Fev 20, 2009 2:26 pm

Os cursos tem duração de 3anos, as disciplinas que vais ter são : Portugês, Língua estrangeira, matematica, biologia, quimica, hipologia e sanidade, gestão de espaços e provas hipicas (3º ano), contabilidade e agricultura, equitação.

Eu o curso que tenho mais conhecimento é o de alter, mas penso que em abrantes seja idêntico.

Nas aulas de equitação vais trabalhar principalmente, colocação em sela, tando em obstaculos como no ensino, o ensino das bases da equitação, onde vão ter poldras da coudelaria para desbastar (2º ano), no 3º ano e quando trabalhas mais no ensino do cavalo, e tens tambem de começar a dar pequenas aulas aos teus colegas.

As aulas de equitação são intercaladas, ou seja num dia tens ensino, no outro dia tens obstaculos. Por vezes vais fazer trabalho para o campo, nas 2 disciplinas. Fazes tambem cross, e no 3º ano tens aulas de atrelagem.

Durante o curso, teras exames, sela 4, 5 , 6 e 7. No final do curso após aprovação da sela 7, podes ser ou não proposto ao exame de monitor. Ou seja podes estar la os 3 anos, e podes acabar o curso sem exame de monitor, podendo sair como ajudante de monitor.

Por isso e que te disse que existem os mesmo cursos menos dispendiosos, e se viveres perto de lisboa, a facilidade de fazeres estes cursos são enormes. Ou entao se quiseres seguir um curso superior, e dificil , pois nas aulas normais não das a materia toda que numa escola normal dão, logo estas mais mal preparado para ingressares para um curso superior.

Quanto a saídas profissionais o técnico de Gestão Equina deverá estar apto a:
- Projectar as infra-estruturas necessárias à criação de um centro hípico
- Assegurar a gestão de um centro hípico:
- Estabulação, alimentação e cuidados de saúde de cavalos
- Utilização do picadeiro e saídas para fora da exploração;
- Desbastar e ensinar cavalos
- Ensinar os princípios básicos da equitação *
- Desenvolver actividades de turismo de natureza
* Possibilidade de fazer exame de monitor de equitação com júri da FEP
Catarina Rocha
Catarina Rocha
Membro Total
Membro Total

Número de Mensagens : 75
Idade : 37
Data de inscrição : 13/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Sex Fev 20, 2009 5:06 pm

obrigado catarina !!!
mas essas koisas ke referiste ja eu faço tudo...lool por isso talvez tenhas razão e melhor tirar outro curso ...
por que a ideia que eu tinha era que ia aprender a ferrar coisitas de alta escola e.t.c !!! Very Happy afinal não Neutral
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  cristina L. Sex Fev 20, 2009 9:31 pm

Delgado se o teu objectivo é prosseguir uma carreira teras que tirar o exame de monitor ou o de instrutor, que é uma mais valia na carta profissional, principalmente para trabalhar teras que ter estes canudos. Mas como a catarina disse o melhor e fazeres fora de uma escola dessas, se fores ao site da ENE encontras estes cursos, feitos de uma maneira muito mais pratica.

Mas se queres tirar um curso de ferrador o melhor e falares com um bom ferrador e te aconselhares com ele, quanto a alta escola, o melhor que tens a fazer é encontrar um BOM sitio para aprenderes. Existem varias casas onde poderás aprender mais.

saudações equestres
Cristina L.

cristina L.
Membro Junior
Membro Junior

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty duvidas

Mensagem  jose luis Qui Mar 12, 2009 1:15 pm

ola eu sou do norte e nunca lidei com cavalos mas ja trabalhei com outro tipo de animais o meu pai tem uma exploraçao agricola .

eu queria tirar um monte de duvidas e perceber se tenho hipotese de fazer vida profissional (nem q seja apenas um extra) no mundo dos cavalos ate pq á uma nova cede da agros (coisa megalomana) q vai abrir perto da minha zona e já ouvi dizer que iria la havaer uma escola de equitaçao


entao eu queria saber tipo escolaridade minima para poder tirar o curso de monitor
o q faz exactamente um monitor
onde posso frequentar esse tipo de cursos
por quanto me pode ficar esse curso
e o que ganha em media ou pode ganhar um monitor ou ajudante de monitor

eu preferia que alguem q me possa responder a estas questoes me adiciona se para falar directamente no msn se alguerm me fizer esse favor agradeço jl_1981_@hotmail.com

se nao for possivel ou n quiserem agradeço resposta aqui , mas realmente preferia msn até para caso seja necessario ter um contacto de alguem que percebe do assunto e me possa tirar duvidas obrigado

jose luis
Novo Membro

Número de Mensagens : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  jose luis Qui Mar 12, 2009 1:18 pm

cede= sede *
queria emendar mas nao é possivel tinha de emendar de qualquer jeito pois este era dos graves lol

jose luis
Novo Membro

Número de Mensagens : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Sex Mar 13, 2009 12:47 am

ja foste ver ao site da escola nacional de equitação la tem muito coisa!!!

http://www.ene.pt/

cumprimentos
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty ''''''''''

Mensagem  jose luis Sex Mar 13, 2009 1:08 pm

obrigado pela ajuda delgado mas n me tirou muitas duvidas
pois nao consegui perceber o nivel de escolaridade que preciso para os diferentes cursos

será que alguem me podia adicionar ? jl_1981_@hotmail.com

jose luis
Novo Membro

Número de Mensagens : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Catarina Rocha Sex Mar 13, 2009 2:19 pm

Olá José Luís, bem vindo!!

Se não te importas irei tentar responder as tuas dúvidas aqui, para na eventualidade de mais membros terem as mesmas questões!

Mas seja como for poderás adicionar o email do fórum, osnossoscavalos2@hotmail.com.

Se nunca tiveste contacto com cavalos, o melhor antes de pensares em trabalhar neste ramo seria entrares para uma escola de equitação para que possas ter noções de equitação.

Neste momento existe a escola de alter do chão e a escola de Abrantes, encontras os sites neste tópico. Estas escolas têm um curso equivalente ao 12º, sendo que a escolaridade mínima é o 9º ano. Na escola de alter se não estou em erro, existe uma outros curso com equivalência ao 9ª de tratador de cavalos , sobre este curso não te poderei dizer muito pois não o conheço.

Poderás fazer os exames de monitor numa escola que seja aprovada pela FEP, e ires ao site e veres que escolas na tua zona estão aptas a realizar esses exames.

Como já disse anteriormente os cursos nas escolas profissionais, tem um custo elevado, pois além da mensalidade da escola terás que alugar uma casa. O preço da mensalidade é igual se levares cavalo, não me recordo do preço mas acho que ronda os 200 euros se alguém souber que me corrija.


Se tiveres mais alguma questão é só dizeres!!
Catarina Rocha
Catarina Rocha
Membro Total
Membro Total

Número de Mensagens : 75
Idade : 37
Data de inscrição : 13/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  jose luis Sex Mar 13, 2009 3:40 pm

Catarina Rocha escreveu:Olá José Luís, bem vindo!!

Se não te importas irei tentar responder as tuas dúvidas aqui, para na eventualidade de mais membros terem as mesmas questões!

Mas seja como for poderás adicionar o email do fórum, osnossoscavalos2@hotmail.com.

Se nunca tiveste contacto com cavalos, o melhor antes de pensares em trabalhar neste ramo seria entrares para uma escola de equitação para que possas ter noções de equitação.

Neste momento existe a escola de alter do chão e a escola de Abrantes, encontras os sites neste tópico. Estas escolas têm um curso equivalente ao 12º, sendo que a escolaridade mínima é o 9º ano. Na escola de alter se não estou em erro, existe uma outros curso com equivalência ao 9ª de tratador de cavalos , sobre este curso não te poderei dizer muito pois não o conheço.

Poderás fazer os exames de monitor numa escola que seja aprovada pela FEP, e ires ao site e veres que escolas na tua zona estão aptas a realizar esses exames.

Como já disse anteriormente os cursos nas escolas profissionais, tem um custo elevado, pois além da mensalidade da escola terás que alugar uma casa. O preço da mensalidade é igual se levares cavalo, não me recordo do preço mas acho que ronda os 200 euros se alguém souber que me corrija.


Se tiveres mais alguma questão é só dizeres!!

á uma escola na minha zona penso que se chama quinta do vau nao sei é se esta habilitada a esses cursos mas penso que sim pois vi qualquer coisa que estaria para começar um curso nessa mesma escola

tipo o 9º ano é o minimo exigido para poder tirar um curso desses ou é obrigatorio ter o 12º ?
ja percebi que posso realizar as duas coisas tipo fazer o curso e fazer o 12 queria saber é se posso apenas realizar o curso mesmo sem ter de fazer o 12 ?

jose luis
Novo Membro

Número de Mensagens : 4
Idade : 42
Data de inscrição : 10/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  delgado Seg Jun 15, 2009 1:42 am

boas
acabei o 9º e komo tenho ke acabar o 12º ano gostaria de ir tirar o curso de tecnico de gestão equina em alter do chão... e gostaria ke algem ke ja tivesse passado por la me respondexe a umas questõeszitas!!

se e preciso levar cavalo, selin cabeçada e.t.c se eles tem la durmitorio visto qe so de alcobaça tenho ke ficar la a dormir e qual a mensalidade do curso!!!
delgado
delgado
Novo Membro

Número de Mensagens : 9
Idade : 30
Data de inscrição : 29/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Catarina Rocha Seg Jun 15, 2009 7:14 pm

ola delgado!

Em primeiro lugar tens que telefonar para la para te inscreveres na escola, e depois teras que la ir fazer uma pequena prova de admissão. Esta prova nada tem de especial, e apenas para os professores verem o teu avontade com os cavalos e avaliarem o teu nivel de equitação. Aconcelho-te se ainda não fizeste a telefonar pois acho que as provas de admissão são este mes.

Em relação a cavalo, a escola de alter dispões de cavalos para os alunos que não levem os seus. A mensalidade ronda os 200 ou 300 euros ja não sei, isto quer leves ou nao cavalo, com direito a almoço e a transporte para a escola e para casa.Em relação a casa, tens que alugar uma na vila, e facil encontrares casa basta ou pedires na escola contactos que eles tem, ou perguntares na vila.

No que diz respeito a material, teras que levar sela ensino e sela de obstaculos, cabeçada de bridão, protecções para o cavalo, escovas, toque e obviamente roupa de montar ( calças beje que e a cor da escola), bota ou botins e plainas, mas teras que ter botas pretas de cano alto para as selas. Tambem teras que comprar ou mandar fazer uma caixa grande onde iras colocar todo o teu material guardado. E tambem tens que ter jaqueta, camisa e calça branca para as selas e exames.
Catarina Rocha
Catarina Rocha
Membro Total
Membro Total

Número de Mensagens : 75
Idade : 37
Data de inscrição : 13/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

cursos de equitaçao Empty Re: cursos de equitaçao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos